São Francisco e Santa Jacinta Marto: Os Pastorinhos de Fátima
No dia 20 de fevereiro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos de Fátima, que tiveram o privilégio de testemunhar as aparições de Nossa Senhora em 1917, em Portugal.
Quem foram Francisco e Jacinta Marto?
Francisco e Jacinta eram irmãos e, juntamente com sua prima Lúcia de Jesus, foram escolhidos por Nossa Senhora para transmitir ao mundo sua mensagem de conversão, oração e penitência. Apesar da pouca idade, viveram com grande fé e devoção, atendendo ao pedido da Virgem Maria para rezar pelo mundo e pela conversão dos pecadores.
A Missão dos Pastorinhos
Desde as primeiras aparições, Francisco e Jacinta demonstraram um amor profundo por Deus e pela humanidade. Nossa Senhora pediu que rezassem o Terço diariamente e que fizessem sacrifícios em reparação pelos pecados do mundo. Francisco, em particular, tinha um coração contemplativo e desejava consolar Jesus, enquanto Jacinta sentia grande compaixão pelas almas que se afastavam de Deus.
A Páscoa dos Pequenos Santos
Ambos adoeceram em consequência da gripe espanhola, que assolou a Europa entre 1918 e 1919. Francisco faleceu no dia 4 de abril de 1919, com apenas 10 anos, e Jacinta no dia 20 de fevereiro de 1920, aos 9 anos, oferecendo seus sofrimentos pela conversão dos pecadores, como Nossa Senhora havia pedido.
Canonização e Exemplo para o Mundo
Francisco e Jacinta foram canonizados pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017, durante o centenário das aparições de Fátima. Eles são os santos não-mártires mais jovens da Igreja Católica e um grande exemplo de pureza, entrega e amor à oração.